Triângulos

IFSP - Cursinho Popular


Como citar este documento: CRUZ, Paulo Henrique Correia Araújo da; CAMPOS, Ayumi de Kato; SOARES, Matheus Ferreira; MASCAI, Fábio Amaral Augusto. Triângulos. Cursinho Popular IFSP Itapetininga, Itapetininga, fev. 2021. Disponível em: https://cursinhopopular.itp.ifsp.edu.br/site/cursinho/home/materias/triangulos.html. Acesso em: [data de acesso].


Tópicos: Contextualização, Triângulo, Ângulo Externo, Soma dos Ângulos Internos, Soma dos Ângulos Externos, Teorema do Ângulo Externo, Classificação dos Triângulos, Cevianas do Triângulo, Exercícios Resolvidos, Exercícios Propostos

Introdução: "O quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos". Certamente você já ouviu falar do teorema de Pitágoras, formulado na Grécia Antiga, por volta de 570.a.C a 495a.C, e que se aplica ao triângulo retângulo. Dada a sua importância, os triângulos constituem um conteúdo relativamente extenso dentro da geometria e o conhecimento dessas figuras, bem como de seus elementos e segmentos notáveis, por exemplo, é aplicado em diversas áreas como na engenharia e na arquitetura.

 



Licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Cursinho Popular IFSP Itapetininga 2021

Contextualização


Como citar este documento: CRUZ, Paulo Henrique Correia Araújo da; CAMPOS, Ayumi de Kato; SOARES, Matheus Ferreira; MASCAI, Fábio Amaral Augusto. Triângulos. Cursinho Popular IFSP Itapetininga, Itapetininga, fev. 2021. Disponível em: https://cursinhopopular.itp.ifsp.edu.br/site/cursinho/home/materias/triangulos.html. Acesso em: [data de acesso].

Os triângulos são as primeiras figuras planas com que temos contato, já que são necessários no mínimo três vértices e três lados para formar um polígono. Sendo assim, os triângulos são os polígonos mais simples, porém muito importantes, devido a sua incidência nos vestibulares e a sua presença em monumentos históricos e em construções arquitetônicas, como podemos ver a seguir:





Licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Cursinho Popular IFSP Itapetininga 2021




Triângulo


Como citar este documento: CRUZ, Paulo Henrique Correia Araújo da; CAMPOS, Ayumi de Kato; SOARES, Matheus Ferreira; MASCAI, Fábio Amaral Augusto. Triângulos. Cursinho Popular IFSP Itapetininga, Itapetininga, fev. 2021. Disponível em: https://cursinhopopular.itp.ifsp.edu.br/site/cursinho/home/materias/triangulos.html. Acesso em: [data de acesso].

Triângulo é toda figura plana que possui três vértices, três lados e três ângulos.



Os elementos do triângulo são:

  1. Vértices: os pontos A, B e C

  2. Lados: os segmentos  ,  e 

  3. Ângulos Internos ,  e  B





Licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Cursinho Popular IFSP Itapetininga 2021




Ângulo Externo


Como citar este documento: CRUZ, Paulo Henrique Correia Araújo da; CAMPOS, Ayumi de Kato; SOARES, Matheus Ferreira; MASCAI, Fábio Amaral Augusto. Triângulos. Cursinho Popular IFSP Itapetininga, Itapetininga, fev. 2021. Disponível em: https://cursinhopopular.itp.ifsp.edu.br/site/cursinho/home/materias/triangulos.html. Acesso em: [data de acesso].


Se, por exemplo, prolongarmos um dos lados de um triângulo, o ângulo formado entre esse prolongamento e o lado seguinte é chamado ângulo externo do triângulo.


Na figura, os ângulos de medidas  ,  e  são ângulos externos do triângulo  .


Cada um dos ângulos externos é suplementar ao seu respectivo ângulo interno.

 



Licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Cursinho Popular IFSP Itapetininga 2021




Soma dos Ângulos Internos


Como citar este documento: CRUZ, Paulo Henrique Correia Araújo da; CAMPOS, Ayumi de Kato; SOARES, Matheus Ferreira; MASCAI, Fábio Amaral Augusto. Triângulos. Cursinho Popular IFSP Itapetininga, Itapetininga, fev. 2021. Disponível em: https://cursinhopopular.itp.ifsp.edu.br/site/cursinho/home/materias/triangulos.html. Acesso em: [data de acesso].


soma dos ângulos internos de qualquer triângulo é sempre igual a   .



Trabalhando com paralelismo e suas consequências, podemos dizer que os ângulos de medidas  e  são, respectivamente, congruentes aos ângulos  e  (ângulos alternos internos)

   

 



Licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Cursinho Popular IFSP Itapetininga 2021




Soma dos Ângulos Externos


Como citar este documento: CRUZ, Paulo Henrique Correia Araújo da; CAMPOS, Ayumi de Kato; SOARES, Matheus Ferreira; MASCAI, Fábio Amaral Augusto. Triângulos. Cursinho Popular IFSP Itapetininga, Itapetininga, fev. 2021. Disponível em: https://cursinhopopular.itp.ifsp.edu.br/site/cursinho/home/materias/triangulos.html. Acesso em: [data de acesso].


soma dos ângulos externos de qualquer triângulo é sempre igual a 



Vimos que os ângulos externos e os ângulos internos são suplementares, portanto:

Licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Cursinho Popular IFSP Itapetininga 2021




Teorema do Ângulo Externo


Como citar este documento: CRUZ, Paulo Henrique Correia Araújo da; CAMPOS, Ayumi de Kato; SOARES, Matheus Ferreira; MASCAI, Fábio Amaral Augusto. Triângulos. Cursinho Popular IFSP Itapetininga, Itapetininga, fev. 2021. Disponível em: https://cursinhopopular.itp.ifsp.edu.br/site/cursinho/home/materias/triangulos.html. Acesso em: [data de acesso].


Em qualquer triângulo, a medida de cada ângulo externo é igual à soma das medidas dos ângulos internos não adjacentes.

 








Licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Cursinho Popular IFSP Itapetininga 2021




Classificação dos Triângulos


Como citar este documento: CRUZ, Paulo Henrique Correia Araújo da; CAMPOS, Ayumi de Kato; SOARES, Matheus Ferreira; MASCAI, Fábio Amaral Augusto. Triângulos. Cursinho Popular IFSP Itapetininga, Itapetininga, fev. 2021. Disponível em: https://cursinhopopular.itp.ifsp.edu.br/site/cursinho/home/materias/triangulos.html. Acesso em: [data de acesso].


Quanto aos lados, podemos ter:

Triangulo Equilátero: possuí todos os lados congruentes:



Todo triângulo equilátero também é equiângulo, ou seja, possui todos os ângulos congruentes, sendo que cada um deles mede 

Chamando de α a medida de cada ângulo do triângulo equilátero,temos:






Triângulo Isósceles: possuí dois lados congruentes, sendo que o lado não congruente é comumente chamado de base



Todo triângulo isósceles é também isoângulo, ou seja, possui os ângulos da base congruentes

 

Triângulo Escaleno: possui todos os lados com medidas diferentes



Não há nenhuma congruência nesse tipo de triângulo

  • Quanto aos ângulos, podemos ter:

 Triângulo acutângulo: possui todos os ângulos agudos, ou seja, menores que  






Triângulo Obtusângulo: possui um ângulo obtuso, ou seja, maior que  ( )





Triângulo Retângulo: possui um ângulo reto, ou seja, com a medida igual a 



O maior lado de um triângulo retângulo é chamado hipotenusa e ele é oposto ao ângulo de   ; os outros dois lados são chamados catetos





Licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Cursinho Popular IFSP Itapetininga 2021




Cevianas do Triângulo


Como citar este documento: CRUZ, Paulo Henrique Correia Araújo da; CAMPOS, Ayumi de Kato; SOARES, Matheus Ferreira; MASCAI, Fábio Amaral Augusto. Triângulos. Cursinho Popular IFSP Itapetininga, Itapetininga, fev. 2021. Disponível em: https://cursinhopopular.itp.ifsp.edu.br/site/cursinho/home/materias/triangulos.html. Acesso em: [data de acesso].

 

As cevianas de um triângulo são segmentos de reta que partem de um dos vértices desse triângulo e encontram o lado oposto a esse vértice.

São elas: a altura, a mediana e a bissetriz interna.

Elas serão particularmente importantes para o nosso estudo quando chegarmos em pontos notáveis de um triângulo.



Na figura, temos:
 = altura

 = mediana

 = bissetriz interna


  • Altura: é o segmento de reta que parte de um dos vértices do triângulo e encontra perpendicularmente o lado oposto, ou seja, a altura forma ângulos de 




Na figura, o segmento de reta  é uma altura do triângulo ABC, pois ela parte do vértice A, encontra o lado  no ponto H e é perpendicular ao lado  .


Um triângulo possui três alturas, uma para cada vértice

Num triângulo retângulo, cada cateto é a altura relativa ao outro cateto


Num triângulo obtusângulo, a altura pode ser um segmento de reta externo ao triângulo





  • Mediana: é o segmento de reta que une um vértice ao ponto médio do lado oposto a esse vértice

Na figura, o segmento de reta  é uma mediana do triângulo ABC, pois une o vértice A ao ponto médio (M) do lado 

Como M é o ponto médio do lado  , temos que  é congruente a  e, portanto: 

Um triângulo possui três medianas, uma para cada vértice



  • Bissetriz interna: é o segmento de reta que une um vértice a um ponto do lado oposto e divide o ângulo interno desse vértice ao meio



Na figura, o segmento de reta  é uma bissetriz interna do triângulo ABC, pois ela parte do vértice A, encontra o lado  no ponto S e divide o ângulo  ao meio.


Um triângulo possui três bissetrizes internas, uma para cada vértice



Licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Cursinho Popular IFSP Itapetininga 2021




Exercícios Resolvidos


Como citar este documento: CRUZ, Paulo Henrique Correia Araújo da; CAMPOS, Ayumi de Kato; SOARES, Matheus Ferreira; MASCAI, Fábio Amaral Augusto. Triângulos. Cursinho Popular IFSP Itapetininga, Itapetininga, fev. 2021. Disponível em: https://cursinhopopular.itp.ifsp.edu.br/site/cursinho/home/materias/triangulos.html. Acesso em: [data de acesso].

 

R1. O triângulo da figura é:

  1. Acutângulo e escaleno
  2. Retângulo e escaleno
  3. Obtusângulo e escaleno
  4. Acutângulo e equilátero
  5. Retângulo e isósceles

Alternativa: A soma dos ângulos internos de qualquer triângulo é sempre igual a 180°,portanto:



  



R2.  Calcule a medida do ângulo externo na figura



Alternativa:



R3. Encontre o valor de x



Chamando de α e β os ângulos internos do triângulo não adjacentes ao ângulo externo de 128°,temos:

Alternativa:




R4. Sobre as propriedades dos triângulos, assinale a alternativa correta:

  1. A soma dos ângulos internos de um triângulo retângulo é diferente de
  2. A soma dos ângulos externos de um polígono depende da quantidade de lados que ele possui
  3. O maior lado de um triângulo sempre é oposto ao seu maior ângulo. O menor lado de um triângulo sempre é oposto ao seu menor ângulo
  4. Os ângulos da base de um triângulo isósceles medem
  5. Em um triângulo isósceles, todos os lados são congruentes

Alternativa:

a) Incorreta.
A soma dos ângulos internos de qualquer triângulo é sempre igual a 180°

b)Incorreta.
A soma dos ângulos externos de qualquer polígono é sempre igual a 360°

c)Correta!

d)Incorreta.
Os ângulos da base de um triângulo isósceles são congruentes, mas se eles forem iguais a 60°, o terceiro ângulo também será igual a 60° e o triângulo será equilátero

e)Incorreta.
Um triângulo isósceles possui dois lados congruentes. É no triângulo equilátero que todos os lados são congruentes.


Um triângulo isósceles possui dois lados congruentes. É no triângulo equilátero que todos os lados são congruentes.




Exercícios Propostos



P1. Calcule o valor de x




Alternativa: b)



P2. Calcule o valor de x

Alternativa: e)



P3. Calcule o valor de x


Alternativa: b)



P4. (Modelo ENEM) Se a medida de um ângulo interno de um triângulo é igual à soma das medidas dos outros dois ângulos internos, então, necessariamente, esse triângulo:

  1. É retângulo

  2. É equilátero

  3. Tem lados de medidas 3,4 e 5

  4. É isósceles sem ser equilátero

  5. Tem um ângulo interno de 

Alternativa: a) É retângulo




P5. Na figura, o ângulo  mede:

Alternativa: b)



P6. Na figura, AB=BD=CD. Então:

Alternativa: a)




P7. Na figura abaixo, tem-se que AD=AE, CD=CF e BA=BC. Se o ângulo   mede   , então o ângulo   mede:


Alternativa: a)



P8. Na figura seguinte, tem-se AB=BC=CD=DE=EF. Determine a medida do ângulo   , dado que a medida do ângulo   é igual a 


Alternativa: Resposta: 



P9. (Mackenzie – SP) No triângulo abaixo, temos AB=BC e AC=CD. Se x e y são as medidas em graus dos ângulos   e   , respectivamente, então x+y é igual a:


Alternativa: e)





Licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Cursinho Popular IFSP Itapetininga 2021