Primeira Revolução Industrial

IFSP - Cursinho Popular


Como citar este documento: ZIOLI, Cláudio Ferraz; CAMPOS, Rebeca Rafaela F. de. Primeira Revolução Industrial. Cursinho Popular IFSP Itapetininga, Itapetininga, fev. 2021. Disponível em: https://cursinhopopular.itp.ifsp.edu.br/site/cursinho/home/materias/primeira-revolucao-industrial.html. Acesso em: [data de acesso].


Tópicos: Introdução; Produção artesanal; Desenvolvimento e Invenções da época; Aspectos favoráveis para a Revolução; Impactos Sociais; Ludismo; Cartismo; Exercícios.
Introdução: Em meados do século XVIII teve início a Primeira Revolução Industrial. Ela foi revolucionária por se caracterizar pelo início do processo de produção desenvolvido artificialmente, ou seja, por meio de máquinas. Com a vantagem política da burguesia – comerciantes que tinham o poder econômico em suas mãos – ou seja, comerciantes atuando na política, e o acúmulo de capitais – que veio de exploração colonial e do comércio marítimo, por volta de 1760 veio se consolidar a Primeira Revolução Industrial na Inglaterra.

 



Licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Cursinho Popular IFSP Itapetininga 2021

Produção Artesanal


Como citar este documento: ZIOLI, Cláudio Ferraz; CAMPOS, Rebeca Rafaela F. de. Primeira Revolução Industrial. Cursinho Popular IFSP Itapetininga, Itapetininga, fev. 2021. Disponível em: https://cursinhopopular.itp.ifsp.edu.br/site/cursinho/home/materias/primeira-revolucao-industrial.html. Acesso em: [data de acesso].


Antes dessa Revolução, a produção era feita de maneira artesanal, na qual os produtos eram feitos a mão pelo artesão, ou então por meio da manufatura – que seria a linha de produção formadas por vários artesãos e aprendizes de artesãos, separados em cada fase da produção, para depois unir os componentes e gerar o produto final.

Figura 1 – Produção artesanal anteriormente à Revolução
Foto em preto e branco de homem com arma na mão  Descrição gerada automaticamente com confiança média
Fonte: Brasil Nosso (2012) (https://brasilnosso.wordpress.com/2012/08/07/manufatura-x-maquinofatura/)

Figura 2 – Sapataria do século XVI: exemplo de manufatura anterior à Revolução Industrial do século XVIII
Imagem em preto e branco com texto preto sobre fundo branco  Descrição gerada automaticamente com confiança média
Fonte: Sua Pesquisa (2020) (https://www.suapesquisa.com/industrial/manufatura.htm)



Licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Cursinho Popular IFSP Itapetininga 2021




Desenvolvimento e Invenções da época


Como citar este documento: ZIOLI, Cláudio Ferraz; CAMPOS, Rebeca Rafaela F. de. Primeira Revolução Industrial. Cursinho Popular IFSP Itapetininga, Itapetininga, fev. 2021. Disponível em: https://cursinhopopular.itp.ifsp.edu.br/site/cursinho/home/materias/primeira-revolucao-industrial.html. Acesso em: [data de acesso].


O inovador que há nessa primeira revolução é o desenvolvimento das máquinas a vapor, que se destacam no século XVIII. A primeira máquina a vapor foi desenvolvida na Inglaterra em 1698, construída por Thomas Newcomen e posteriormente melhorada por James Watt em 1765. Após esse momento da primeira revolução industrial, veio a intensificação da divisão do trabalho, que se antes foi iniciado pela , agora era por meio de máquinas, se tornando um processo mais complexo e substituindo a mão-de-obra dos operários.

Podemos citar as invenções que foram desenvolvidas ao decorrer da primeira revolução industrial, sendo elas:

  • construído por Edmund Cartwright em 1785, que limpava o algodão bruto transformando em algodão limpo pronto para tecer os fios;

Somados o acúmulo de capital dos burgueses e o pioneirismo na adoção das máquina, além da mão-de-obra abundante, de camponeses expulsos das terras comunais pela Lei dos Cercamentos1, a Inglaterra foi seminal para o desenvolvimento industrial que posteriormente avançará por grande parte da Europa e demais porções do globo.



1 No século XVII, essa lei consentia que as terras comuns fossem cercadas e transformadas em pastos.



Licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Cursinho Popular IFSP Itapetininga 2021




Aspectos favoráveis para a Revolução


Como citar este documento: ZIOLI, Cláudio Ferraz; CAMPOS, Rebeca Rafaela F. de. Primeira Revolução Industrial. Cursinho Popular IFSP Itapetininga, Itapetininga, fev. 2021. Disponível em: https://cursinhopopular.itp.ifsp.edu.br/site/cursinho/home/materias/primeira-revolucao-industrial.html. Acesso em: [data de acesso].


Outro aspecto foi a favorável situação política, no qual a burguesia tinha importantes cargos e títulos junto da aristocracia, tornando esse país o líder do processo de Revolução Industrial. Inventores e engenheiros tiveram um papel fundamental no desenvolvimento de tecnologias da época, além das máquinas a vapor, o desenvolvimento de teares e os meios de transporte (navio e trem a vapor).
A fonte de recursos como minerais metálicos e energéticos (minério de ferro e carvão mineral, respectivamente) presentes e abundantes no território inglês, além das matérias-primas, especialmente a lã (abundante, em parte pela ação dos cercamentos) local e posteriormente o algodão, importado de suas colônias na África, Índia e na América. A ética protestante foi outro fator que contribuiu para o Pioneirismo Inglês, por propiciar o acúmulo de riquezas e o desenvolvimento econômico pessoal e nisso, a burguesia tinha simpatia com o protestantismo pois não era condenada a riqueza e o lucro, ao contrário do que ocorria no catolicismo. Para concluir esses aspectos que favoreceram a Inglaterra ser pioneira na Revolução Industrial temos o poderio naval, que permitia a chegada dos ingleses em territórios desconhecidos e explorarem a matéria-prima desses locais, também concedia acesso a novos mercados consumidores.



Licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Cursinho Popular IFSP Itapetininga 2021




Impactos Sociais


Como citar este documento: ZIOLI, Cláudio Ferraz; CAMPOS, Rebeca Rafaela F. de. Primeira Revolução Industrial. Cursinho Popular IFSP Itapetininga, Itapetininga, fev. 2021. Disponível em: https://cursinhopopular.itp.ifsp.edu.br/site/cursinho/home/materias/primeira-revolucao-industrial.html. Acesso em: [data de acesso].


Com a Primeira Revolução Industrial houve impactos sociais que deram início ao – camponeses migrando da zona rural para a zona urbana, muitas das vezes em busca de oportunidades para trabalharem nas fábricas que estavam se formando ou até mesmo expulsos das terras comunais pela lei do cercamento de terras – e assim se formou a classe proletária, ou seja, a classe de operários. As condições de trabalho nas indústrias não eram fáceis, pois:

  • A jornada de trabalho era excessiva, em média quinze horas por dia, e os salários dos operários eram baixos;
  • Havia trabalho infantil e feminino, no qual mulheres e crianças também exerciam funções nas indústrias e ganhavam um salário ainda mais baixo do que o dos operários;
  • Os trabalhadores estavam sujeitos a receber castigos físicos, sem motivo, dos seus patrões;
  • Mulheres gestantes continuavam trabalhando e muita das vezes davam à luz dentro das indústrias e após o trabalho de parto continuavam seu serviço;
Essas condições também eram insalubres – o trabalhador é exposto a fatores considerados de risco e que podem ser prejudiciais a sua saúde, como ruídos, umidade e radiação.



Licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Cursinho Popular IFSP Itapetininga 2021




Ludismo


Como citar este documento: ZIOLI, Cláudio Ferraz; CAMPOS, Rebeca Rafaela F. de. Primeira Revolução Industrial. Cursinho Popular IFSP Itapetininga, Itapetininga, fev. 2021. Disponível em: https://cursinhopopular.itp.ifsp.edu.br/site/cursinho/home/materias/primeira-revolucao-industrial.html. Acesso em: [data de acesso].


Com todos esses aspectos trabalhistas no qual os operários eram explorados, esses mesmos operários organizaram movimentos que reivindicava as condições de trabalho nas fábricas, exigindo melhorias no trabalho, que foram o Ludismo e o Cartismo.
O termo vem do nome do trabalhador Ned Ludd, que não contente com as condições que estavam seus colegas de trabalho e ele expostos, e assim os operários e Ludd quebraram as máquinas do seu patrão, pois na concepção deles o problema da exploração eram as máquinas, elas que precisavam ser arruinadas. Esse termo, atualmente, pode definir todo indivíduo que se opõe ao desenvolvimento tecnológico e industrial.



Licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Cursinho Popular IFSP Itapetininga 2021




Cartismo


Como citar este documento: ZIOLI, Cláudio Ferraz; CAMPOS, Rebeca Rafaela F. de. Primeira Revolução Industrial. Cursinho Popular IFSP Itapetininga, Itapetininga, fev. 2021. Disponível em: https://cursinhopopular.itp.ifsp.edu.br/site/cursinho/home/materias/primeira-revolucao-industrial.html. Acesso em: [data de acesso].


O , foi mais calmo em relação ao movimento anterior, no qual também pedia melhorias nas condições de trabalho nas fábricas através de protestos, manifestações e comícios. Esse termo originou-se da carta escrita pelo radical William Lovett, chamada a "Carta do Povo", em 1838, na qual continha seis exigências, sendo elas:




  • Eleição anual;
  • Igualdade entre os distritos eleitorais;
  • Remuneração aos parlamentares.

Ademais, esses movimentos no mundo dos operários influenciaram novas ideologias, como o e o , organizados pelos partidos trabalhadores e sindicatos operários. Essas são as principais características da Primeira Revolução Industrial.



Licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Cursinho Popular IFSP Itapetininga 2021




Exercícios


Como citar este documento: ZIOLI, Cláudio Ferraz; CAMPOS, Rebeca Rafaela F. de. Primeira Revolução Industrial. Cursinho Popular IFSP Itapetininga, Itapetininga, fev. 2021. Disponível em: https://cursinhopopular.itp.ifsp.edu.br/site/cursinho/home/materias/primeira-revolucao-industrial.html. Acesso em: [data de acesso].


(ENEM 2018)
A partir da segunda metade do século XVIII, com a primeira Revolução Industrial e o nascimento do proletariado, cresceram as pressões por uma maior participação política, e a urbanização intensificou-se, recriando uma paisagem social muito distinta da que antes existia.
QUINTANEIRO, T.; BARBOSA, M. L. O.; OLIVEIRA, M. G. Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber. Belo Horizonte: UFMG, 2002.
As mudanças citadas foram conduzidas principalmente pelos seguintes atores sociais:

  1. Burguesia e trabalhadores assalariados.
  2. Igreja e corporações do ofício.
  3. Realeza e comerciantes.
  4. Campesinato e artesãos.
  5. Nobrezas e artífices.

Alternativa: letra a

 


(UNICENTRO 2017)
Também conhecido como "Associação dos Operários" e liderado por Feargus O'Connor e William Lovett, constituiu-se num movimento de oposição às péssimas condições de vida as quais era sujeito o operariado do século XIX. De maneira organizada, esse movimento reivindicava direitos políticos, como o sufrágio universal (direito de voto), melhoria nas condições e diminuição da jornada de trabalho (que chegava a atingir de 14 à 16 horas por dia). Em assembleias, os membros desse movimento deliberavam e organizavam uma espécie de documento que era entregue ao governo. Esse documento, continha as principais reivindicações da classe trabalhadora. A qual movimento operário surgido no contexto da Revolução Industrial o texto se refere?

  1. Ludismo.
  2. Cartismo.
  3. Anarquismo.
  4. Liberalismo.

Alternativa: letra B



(PUC – RS 2017)
As transformações desencadeadas pela Revolução Industrial Inglesa foram muito mais sociais que técnicas, tendo em vista que é nessa fase que se aprofundam as diferenças entre ricos e pobres.
(HOBSBAWM, Eric J. Da Revolução Industrial Inglesa ao Imperialismo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1979).
Sobre o impacto social da industrialização nas relações entre campo e cidade na Inglaterra, considera as afirmativas a seguir.

  1. O desenvolvimento agrícola e o cercamento dos campos para a criação de ovelhas expulsaram um número crescente de trabalhadores do campo para as cidades, constituindo um exército de mão de obra barata de reserva para a indústria.
  2. A industrialização encontrou as melhores condições para florescer em Londres, a maior cidade do reino, onde a monarquia, aliada à burguesia, abriu mão de impostos sobre a terra para favorecer o crescimento econômico.
  3. A indústria desencadeou a exploração extensiva e intensiva de recursos naturais, causando a poluição do ar e da água, com consequências graves, sobretudo, para a qualidade de vida das populações mais pobres.
  4. O aumento da população urbana provocou uma crise de moradia, com o encarecimento dos aluguéis e a ocupação de lugares insalubres, o que tornou ainda mais precárias as condições de vida da classe operária.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. I e II.
  2. II e III.
  3. I, II e IV.
  4. I, III e IV.

Alternativa: letra D



(USP 2018)
Sob qualquer aspecto, este [a Revolução Industrial] foi provavelmente o mais importante acontecimento na história do mundo, pelo menos desde a invenção da agricultura e das cidades. E foi iniciado pela Grã-Bretanha. É evidente que isto não foi acidental.
Eric Hobsbawm, A Era das Revoluções. São Paulo: Paz e Terra, 2005. 19ª edição, p.52.
A Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra nos decênios finais do século XVIII,

  1. Deveu-se ao pioneirismo científico e tecnológico dos britânicos, aliado a uma grande oferta de mão de obra especializada e a uma política estatal pacifista e voltada para o comercio.
  2. Originou-se das profundas transformações agrárias expressas pela concentração fundiária, perda da posse da terra pelo campesinato e formação de uma mão de obra assalariada.
  3. Vinculou-se à derrocada da aristocracia e à ascensão da burguesia, orientada pela política mercantilista e sintetizada na filosofia de Adam Smith.
  4. Resultou da supressão de leis protecionistas de inspiração mercantilista e do combate ao tráfico negreiro, com vistas à conquista de mercados externos consumidores.
  5. Decorreu da ampla difusão de um ideário ilustrado, o qual teria promovido aquilo que o sociólogo alemão Max Weber descreve como o "espírito do capitalismo".

Alternativa: letra B



(PUC – RJ 2019)
O historiador inglês Eric Hobsbawm chamou de "Era das Revoluções" o período entre 1789 e 1848, no qual o mundo passou por profundas transformações. Sobre esse período, assinale a alternativa CORRETA.

  1. O Mercantilismo consolidou-se como a política econômica dominante, por meio da qual o Estado buscava garantir o seu desenvolvimento comercial e financeiro, fortalecendo, ao mesmo tempo, o próprio poder.
  2. Ocorreu o alargamento das fronteiras do mundo até então conhecido, com o início da Expansão Marítima e Comercial europeia em direção à África, Asia e América, tornando o oceano Atlântico o principal eixo econômico da época.
  3. Foi um período de grande estabilidade política, dado que os governos europeus, apesar da difusão das ideias iluministas e da ocorrência da Revolução Americana, não sofreram quaisquer conflitos internos ou externos.
  4. Ocorreu a Revolução Industrial, e o Antigo Regime sofreu profundos abalos a partir da difusão dos princípios iluministas, inclusive com repercussões nas colônias europeias nas Américas.
  5. A religião voltou a assumir papel central na sociedade europeia da época e, consequentemente, a nobreza e o clero reassumiram todo o seu prestígio político, econômico e cultural.

Alternativa: letra D



(UFG 2013)
Leia as informações a seguir:
Em meados do século XVIII, James Watt patenteou na Inglaterra seu invento, sobre o qual escreveu a seu pai: "O negócio a que me dedico agora se tornou um grande sucesso. A máquina de fogo que eu inventei está funcionando e obtendo uma resposta muito melhor do que qualquer outra que tenha sido inventada até agora".
Disponível em: https://www.ampltd.co.uk/digital_guides/ind-rev-series-3-parts-1-to-3/detailed-listing-part-1.aspx. Acesso em: 29 out. 2012. (Adaptado).
A revolução histórica relacionada ao texto, a fonte primária de energia utilizada em tal máquina e a consequência ambiental de seu uso são, respectivamente:

  1. Puritana, gás natural e aumento na ocorrência de inversão térmica.
  2. Gloriosa, petróleo e destruição da camada de ozônio.
  3. Gloriosa, carvão mineral e aumento do processo de desgelo das calotas polares.
  4. Industrial, gás natural e redução da umidade atmosférica.
  5. Industrial, carvão mineral e aumento da poluição atmosférica.

Alternativa: letra E



(ESAMC 2016)
Leia atentamente as informações para responder à questão:
Foto em preto e branco de pessoas na frente de um prédio  Descrição gerada automaticamente
(Primeira etapa da crueldade. Gravura de William Hogarth, 1751, retratando o Grande Massacre de Gatos em Paris no final dos anos de 1730. Disponível em: http://pt.wahooart.com/@@/8XZ73ZWilliam-Hogarth-Primeira-etapa-da-crueldade. Acesso em: 11 ago. 2016, às 11h30).
A vida de aprendiz nas Corporações de Ofícios era dura [...]. Em vez de jantar à mesa do patrão, tinham de comer os restos de seu prato na cozinha. Pior ainda, o cozinheiro [...] dava aos rapazes comida de gato
[...]. Uma paixão pelos gatos parecia ter tomado conta das gráficas, pelo menos entre os patrões, ou burgueses que os tratavam melhor do que aos aprendizes. Os gatos uivavam a noite toda, no telhado do sujo quarto de dormir dos aprendizes, impossibilitando uma noite inteira de sono.
[...] Certa noite um aprendiz rastejou pelo telhado até chegar a uma área próxima ao quarto de dormir do patrão e então começou a uivar e miar, de maneira tão terrível que o burguês e sua mulher não pregaram o olho. Depois de várias noites com esse tratamento [...] mandaram os aprendizes livrarem-se dos gatos.
(DARNTON, Robert. O grande massacre dos gatos. SP: Graal, 2006, p. 103-106.)

 

Foto preta e branca de pessoas andando de bicicleta  Descrição gerada automaticamente
(Desenho representando os quebradores de máquinas. Autor desconhecido, início do século XIX. Disponível em: http://www.historiadigital.org/curiosidades/6-doutrinas-sociais-da-revolucao-industrial/. Acesso em: 11 ago. 2016, às 11h30.
[...] nem todos os homens se renderam diante das forças irresistíveis do novo mundo fabril, e a experiencia do movimento dos quebradores de máquinas demonstra uma inequívoca capacidade dos trabalhadores para desencadear uma luta aberta contra o sistema de fábrica.
(DECCA, Edgar de. O nascimento das fábricas. SP: Brasiliense, 1984, p.30.)
Tomando por base as informações acima, julgue as afirmativas:

  1. Os dois movimentos apresentados nos excertos podem ser entendidos como reações dos trabalhadores às condições de trabalho impostas pelo sistema produtivo de sua época.
  2. Apesar da reação dos aprendizes, na fase pré-fabril as condições de trabalho eram mais dignas do que as da fase industrial, não ocorrendo uma ação efetiva contra o sistema, como a vista no movimento dos quebradores de máquinas.
  3. A ação dos aprendizes, apesar de ter ocorrido na fase anterior à Revolução Industrial, pode ser entendida como reação dos trabalhadores contra o modo de produção burguês, concretizado com o surgimento do sistema de fábrica.

Está(ão) correta(s):

  1. I apenas.
  2. I e II apenas.
  3. I e III apenas.
  4. II e III apenas.
  5. I, II e III.

Alternativa: letra C



(UEFS 2010)
Capitão de indústria
Eu não tenho tempo de ter
O tempo livre de ser
De nada ter que fazer
Eu não vejo além de fumaça
Que passa e polui o lar
Eu nada sei
Eu não vejo além disso tudo
O amor e as coisas livres, coloridas
Nada poluídas
Eu acordo pra trabalhar
Eu durmo pra trabalhar
Eu corro pra trabalhar
Eu não tenho tempo de ter
O tempo livre de ser
De nada ter que fazer
É que quando eu me encontro perdido
Nas coisas que eu criei
E eu não sei
(VALLE, 2010.)
A situação descrita na composição musical retrata uma realidade vivenciada pela sociedade em geral, mas que pode identificar-se com

  1. O trabalhador inglês, durante a Primeira Revolução Industrial, época em que, a partir do processo do cercamento dos campos e da perda dos meios de produção, restou ao trabalhador vender sua força de trabalhado em troca de um salário.
  2. A política imperialista, que, a partir do Congresso de Berlim, impôs regras claras e definidas para a escravização do negro e a divisão das rotas do tráfico negreiro entre as principais nações capitalistas, como a Inglaterra, a França e a Alemanha.
  3. A recessão industrial pós-Primeira Guerra Mundial, que provocou a redução da lucratividade das empresas e o aumento do desemprego, e, consequentemente, o avanço das ideias socialistas, principal fator para a eclosão da Crise de 1929.
  4. A ascensão do nazismo na Alemanha, que, ao estabelecer o Pacto Germano-Soviético de Não Agressão, adotou os princípios básicos do socialismo, amenizando os efeitos da crise originada pelas determinações do Tratado de Versalhes.
  5. Os efeitos do Plano Marshall, que, ao investir capitais norte-americanos na Europa, provocou uma profunda crise na sua economia, contribuindo para a elevação do índice de desemprego e para a crise social pós-guerra.

Alternativa: letra A



(IF-MT 2018)
"Estabelecida na passagem do século XVIII para o século XIX, a Revolução Industrial representou uma profunda alteração social que incidiu sobre os tradicionais ritmos da vida coletiva. Encerrou séculos de domínio do mundo rural e liberou o potencial produtivo das sociedades humanas, permitindo, assim, a multiplicação acelerada e ilimitada de homens, mercadorias e serviço".
(Fonte: Campos, F. & Et. Al. Oficina de História. Vol.3. 2. Ed. São Paulo: Leya, 2016. p.16.)
Sobre a Revolução Industrial, é CORRETO afirmar que:

  1. Marcou a transição da manufatura para a maquinofatura.
  2. Significou a permanência de antigas técnicas de produção manuais na fabricação de bens.
  3. Nas fábricas, não era permitido o trabalho feminino e infantil e logo foram estabelecidas leis para preservar o bem-estar do operariado.
  4. Ficou restrita ao território europeu, principalmente na Inglaterra.
  5. A maioria das indústrias foram instaladas na zona rural, em locais afastados dos centros de consumo.

Alternativa: letra A



(UEMG 2016)
"Uma sociedade de bem-estar social teria sem dúvida distribuído alguns destes vastos acúmulos para fins sociais. Na Inglaterra do período de 1780 a 1840 nada era menos provável. Virtualmente livre de impostos, as classes médias continuaram a acumular em meio a um populacho faminto, cuja fome era o reverso daquela acumulação."
(HOBSBAWM, Eric. A Era das Revoluções: Europa, 1789-1848. Tradução de Maria Tereza Lopes Teixeira e Marcos Penchel. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977, p.75).
Em resposta às transformações acima salientadas, os trabalhadores organizaram-se para lutar por seus direitos, formando

  1. Partidos operários de composição camponesa e multidões em paralisação.
  2. Manifestações fabris de exigência de salário e de impedimento de grevistas.
  3. Associações políticas de discussões sindicais e de simpatia pelos cercamentos.
  4. Movimentos sociais de destruição de máquinas e de reivindicações por escrito.

Alternativa: letra D



(UNESPAR 2016)
Sobre a situação da classe operária, na Inglaterra, durante a Revolução Industrial, no século XIX:

  1. A condição de trabalho nas fábricas era precária, marcada por baixos salários, jornadas de até 16 horas diárias e tendo que conviver com constantes humilhações.
  2. Os trabalhadores ingleses vivenciavam uma serie de conflitos com dirigentes políticos e empregadores, o que resultou em conquistas nas condições de trabalho, como melhores salários, distribuição dos lucros e redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias.
  3. Fora das fábricas, as condições eram difíceis, além de habitações urbanas ruins, a falta de saneamento propagava as epidemias que causavam grande numero de vitimas, especialmente nas camadas mais pobres.
  4. Apesar das longas jornadas de trabalho que deveriam ser cumpridas, os trabalhadores tiveram benefícios conquistados, especialmente o acesso a uma alimentação mais saudável e variada, assim como possibilidades de avanço na carreira, o que proporcionava melhorias nas condições de vida.

Estão CORRETAS:

  1. Somente as afirmativas I, II e III;
  2. Somente as afirmativas III e IV;
  3. Somente as afirmativas I e III;
  4. Somente as afirmativas II, III e IV;
  5. Somente as afirmativas I e IV.

Alternativa: letra C



(VUNEST 2018)
Um homem transporta o fio metálico, outro endireita-o, um terceiro corta-o, um quarto aguça a extremidade, um quinto prepara a extremidade superior para receber a cabeça; para fazer a cabeça são precisas duas ou três operações distintas; colocá-la constitui também uma tarefa especifica, branquear o alfinete, outra; colocar os alfinetes sobre o papel da embalagem é também uma tarefa independente. [...] Tive ocasião de ver uma pequena fábrica deste tipo, em que só estavam empregados dez homens, e onde alguns deles, consequentemente, realizavam duas ou três operações diferentes. Mas, apesar de serem muito pobres, e possuindo apenas a maquinaria estritamente necessária, [...] conseguiam produzir mais de quarenta e oito mil alfinetes por dia. Se dividirmos esse trabalho pelo número de trabalhadores, poderemos considerar que cada um deles produz quatro mil e oitocentos alfinetes por dia; mas se trabalhassem separadamente uns dos outros, e sem terem sido educados para este ramo particular de produção, não conseguiriam produzir vinte alfinetes, nem talvez mesmo um único alfinete por dia.
(Adam Smith. Investigação sobre a natureza e as causas da riqueza das nações, 1984.)
O texto, originalmente publicado em 1776, demonstra

  1. O avanço tecnológico representado pelo surgimento da fábrica na Inglaterra, relacionando a riqueza com o aprimoramento científico e o trabalho simultâneo de milhares de operários.
  2. O crescimento do mercado consumidor e a maior velocidade na distribuição das mercadorias inglesas, destacando o vínculo entre riqueza e uma boa relação entre oferta e procura.
  3. A força crescente dos sindicatos e das federações de trabalhadores na Inglaterra, enfatizando o princípio marxista de que apenas o trabalho permite a geração de riqueza.
  4. A produtividade do artesanato e o conhecimento da totalidade do processo produtivo pelos trabalhadores ingleses, relacionando a noção de riqueza ao acúmulo de metais nobres.
  5. A disciplina no trabalho e o parcelamento de tarefas presentes nas manufaturas e fábricas inglesas, associando o crescimento da riqueza à produtividade do trabalho.

Alternativa: letra E



(FATEC 2018)
No mundo atual, permeado pela lógica capitalista, a capacidade de adaptação às demandas impostas pelo cenário vigente é de extrema importância para aqueles que se empenham em crescer no trabalho. Os trabalhadores precisam garantir sua sobrevivência e dessa maneira estão adoecendo com o novo ritmo de produção. Sintomas como estresse, ansiedade, fobias e outros, vêm surgindo cada vez mais rápido nas pessoas que sofrem grandes pressões no trabalho. [...] Na Revolução Industrial, além das mudanças no setor comercial e agrícola, tivemos acima de tudo as transformações sociais, ou seja, a passagem da sociedade rural para a sociedade urbana.
https://tinyurl.com/y86wcuhe Acesso em: 09.03.2017. Adaptado.
Assinale a alternativa que elenca corretamente as principais características da Primeira Revolução Industrial

  1. Valorização do trabalho artesanal; utilização de tração animal; eliminação da divisão do trabalho e surgimento da classe média.
  2. Valorização do trabalho qualificado; utilização do petróleo como fonte de energia; aprofundamento do uso das tecnologias da informação e surgimento dos profissionais liberais.
  3. Valorização do trabalho feminino. Utilização de biocombustíveis; eliminação do trabalho braçal e surgimento das leis trabalhistas.
  4. Invenção de máquinas para substituir o trabalho humano; utilização de carvão mineral e vapor; aprofundamento da divisão do trabalho e surgimento do proletariado.
  5. Invenção de ferramentas e técnicas agrícolas; utilização de energia solar e eólica; eliminação do trabalho escravo e surgimento do campesinato.

Alternativa: letra D



(VUNESP 2019)
Leia o texto para responder à questão.
Todo processo de industrialização é necessariamente doloroso, porque envolve a erosão de padrões de vida tradicionais. Contudo, na Grã-Bretanha, ele ocorreu com uma violência excepcional, e nunca foi acompanhado por um sentimento de participação nacional num esforço comum, ao contrário do que se pode observar em países que atravessam uma revolução nacional. Sua única ideologia foi a de patrões.
(E.P. Thompson. A formação da classe operária inglesa, vol. II, 1987.)
O texto caracteriza o surgimento e a expansão das fábricas, na Grã-Bretanha dos séculos XVIII e XIX, como

  1. Superação do arcaísmo da produção artesanal e manufatureira.
  2. Vitória de um projeto coletivo de hegemonia econômica.
  3. Resultado de forte avanço tecnológico.
  4. Exemplo do eterno sofrimento das sociedades.
  5. Afirmação de um controle de classe.

Alternativa: letra E



(ENCCEJA 2019)
Texto I
Voltaire, filósofo francês (1694-1778): "O trabalho espanta três males: o vício, a pobreza e o tédio".
Texto II
Máximo Gorki, escritor russo (1868-1936): "Quando o trabalho é prazer, a vida é uma grande alegria. Quando é dever, a vida é escravidão".
Superinteressante, n. 5, maio 1998.
Sobre o valor do trabalho na vida humana, Voltaire, no contexto do Iluminismo, destaca alguns de seus aspectos positivos; Máximo Gorki, no contexto posterior à Revolução Industrial, aponta para uma visão bastante negativa acerca do mesmo elemento. Dessa forma, a diferença do segundo autor em relação ao primeiro se deve ao fato de que, após a Revolução Industrial,

  1. O trabalhador deixou de receber um salário pelo trabalho realizado nas fabricas.
  2. As máquinas aumentaram a dificuldade das tarefas a serem realizadas pelos trabalhadores.
  3. O trabalho em troca de baixos salários se tornou a única opção para a maioria das pessoas.
  4. As ocupações destinadas aos trabalhadores pobres exigiam maior qualificação profissional.

Alternativa: letra C



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

RAMOS, Jefferson E. M. Revolução Industrial na Inglaterra. Sua Pesquisa, [s. l.], 2021. Disponível em: https://www.suapesquisa.com/industrial.  Acesso em: 05 maio 2021.
SANTIAGO, Emerson. Cartismo. InfoEscola, [s. l.], [20--a]. Disponível em: https://www.infoescola.com/historia/cartismo.  Acesso em: 06 de maio 2021.
SANTIAGO, Emerson. Ludismo. InfoEscola, [s. l.], [20--b]. Disponível em: https://www.infoescola.com/historia/ludismo.  Acesso em: 06 de maio 2021.

SOUSA, Rafaela. Primeira Revolução Industrial. Brasil Escola, [s. l.], [20--]. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/primeira-revolucao-industrial.htm. Acesso em: 21 maio 2021.



Licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Cursinho Popular IFSP Itapetininga 2021