IFSP - Cursinho Popular
Como citar este documento: CRUZ, Paulo Henrique Correia Araújo da; CAMPOS, Ayumi de Kato; SOARES, Matheus Ferreira; MASCAI, Fábio Amaral Augusto. Ângulos. Cursinho Popular IFSP Itapetininga, Itapetininga, fev. 2021. Disponível em: https://cursinhopopular.itp.ifsp.edu.br/site/cursinho/home/materias/angulos.html. Acesso em: [data de acesso].
Tópicos: Contextualização, Ângulo, Medida de um ângulo, Bissetriz de um ângulo, Classificação dos ângulos, Ângulos complementares, Ângulos suplementares, Ângulos opostos pelo vértice, Paralelismo e suas consequências, Exercícios propostos
Introdução: O assunto que veremos a seguir é de fundamental importância para darmos continuidade ao estudo da geometria plana. Por serem elementos existentes em todos os polígonos (figuras planas), os ângulos constituem um tópico frequente nos vestibulares, além de estarem presentes em diversas situações do cotidiano. Sua compreensão não somente é necessária para o aprofundamento da geometria, como também para o conhecimento do mundo ao nosso redor.
Como citar este documento: CRUZ, Paulo Henrique Correia Araújo da; CAMPOS, Ayumi de Kato; SOARES, Matheus Ferreira; MASCAI, Fábio Amaral Augusto. Ângulos. Cursinho Popular IFSP Itapetininga, Itapetininga, fev. 2021. Disponível em: https://cursinhopopular.itp.ifsp.edu.br/site/cursinho/home/materias/angulos.html. Acesso em: [data de acesso].
Você é adepto da prática de atividades físicas? Se sim, com certeza já ouviu falar da importância da amplitude para a execução correta de um movimento. Um tenista, por exemplo, precisa da amplitude correta em seus movimentos para acertar a bola e marcar o ponto, concorda? E isso tem tudo a ver com o assunto que iremos estudar adiante: ângulos!
Figura 1 - Tenista
Fonte: Pixabay (2021) (https://pixabay.com/pt/photos/t%c3%aanis-cabe%c3%a7a-vi%c3%b1olas-ramos-argila-934841/)
Figura 2 - Arremesso de peso
Fonte: Pixabay (2021) (https://pixabay.com/pt/photos/atletismo-arremesso-de-peso-desporto-649615/)
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Podemos pensar em um ângulo como a abertura compreendida entre duas semirretas distintas e de mesma origem.
Figura 3 - Ângulo
Fonte: Fábio Mascai (2020)
Temos que o ponto B (ponto em comum entre as duas semirretas) é o vértice do ângulo e as semirretas são os lados do ângulo
Indicamos o ângulo em questão como:
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Medir um ângulo significa compará-lo com um arco unitário pré-estabelecido. Nessa primeira parte de nosso estudo usaremos o grau, bem como seus submúltiplos, como parâmetro para medir nossos ângulos.
Grau(º): é o arco unitário que corresponde a da circunferência
Figura 4 - Arco de 1º
Fonte: Pixabay (2021) (https://pixabay.com/pt/vectors/c%c3%adrculo-matem%c3%a1tica-educa%c3%a7%c3%a3o-360-41073/)
Portanto, se pensarmos em um ângulo de , como no exemplo do arremesso de peso, estamos pensando em uma abertura quarenta e cinco vezes maior que da circunferência
Figura 5 - Ângulo de 45º
Fonte: Matheus Soares (2020)
Indicamos a medida do ângulo em questão como:
Também é bastante comum indicar a medida de um ângulo utilizando as letras gregas minúsculas, por exemplo,
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A bissetriz de um ângulo é a semirreta com origem no vértice desse ângulo e que o divide em dois ângulos congruentes, ou seja, dois ângulos que possuem a mesma medida.
Figura 6 - Bissetriz de um ângulo
Fonte: Fábio Mascai (2020)
Na figura, a semirreta é a bissetriz do ângulo , pois ela o divide em dois ângulos congruentes:
Temos que:
Exemplo 1: Calcular x, sabendo que a semirreta é bissetriz do ângulo .
Figura 7 - Exemplo 1
Fonte: Fábio Mascai (2020)
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Ângulo Reto: É todo ângulo que tem medida igual a
Figura 8 - Ângulo reto
Fonte: Fábio Mascai (2020)
Figura 9 - Ângulo agudo
Fonte: Fábio Mascai (2020)
Figura 10 - Ângulo obtuso
Fonte: Fábio Mascai (2020)
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Figura 11 - Ângulos complementares
Fonte: Fábio Mascai (2020)
Figura 12 – Exemplo 2
Fonte: Fábio Mascai (2020)
Figura 13 - Exemplo 3
Fonte: Fabio Mascai (2020)
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Figura 14 - Ângulos suplementares
Fonte: Fábio Mascai (2020)
Figura 15 - Exemplo 4
Fonte: Fábio Mascai (2020)
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Figura 16 - Ângulos O.P.V.
Fonte: Fábio Mascai (2020)
Propriedade: dois ângulos opostos pelo vértice são sempre congruentes.
Demonstração:Licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License. Cursinho Popular IFSP Itapetininga 2021
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Quando temos duas retas paralelas cortadas por uma transversal, elas determinam pares de ângulos importantes para o nosso estudo.
Figura 18 - Retas paralelas cortadas por uma transversal
Fonte: Fábio Mascai (2020)
Exemplo 6: Determine o valor de x na figura seguinte
Temos que:
Exemplo 7: Calcule o valor de x
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P1. Calcule o valor de y
P2. Calcule o valor de x na figura, sendo
P3. (Modelo Enem) São dados dois ângulos adjacentes em que a medida de um é o triplo da medida do outro e a medida do complemento do ângulo entre as suas bissetrizes é 50°. A medida do complemento da soma ângulos dados é igual a:
P4. A medida de um ângulo x é igual a metade da medida de seu complemento. O complemento de x mede:
P5. (ENEM) A rosa dos ventos é uma figura que representa oito sentidos, que dividem o círculo em partes iguais
Uma câmera de vigilância está fixada no teto de um shopping e sua lente pode ser direcionada remotamente, através de um controlador, para qualquer sentido. A lente da câmera está apontada inicialmente no sentido Oeste e o seu controlador efetua três mudanças consecutivas, a saber:
• 1ª mudança: 135° no sentido anti-horário;
• 2ª mudança: 60° no sentido horário;
• 3ª mudança: 45° no sentido anti-horário.
Após a 3ª mudança, ele é orientado a reposicionar a câmera, com a menor amplitude possível, no sentido Noroeste (NO) devido a um movimento suspeito de um cliente.
Qual mudança de sentido o controlador deve efetuar para reposicionar a câmera?
no sentido horário
no sentido anti-horário
no sentido anti-horário
no sentido anti-horário
no sentido horário
P6. As retas r e s são interceptadas pela transversal t, conforme a figura. O valor de x para que r e s sejam paralelas é:
P7. (Modelo ENEM) Duas ruas paralelas no condomino Rio Encantado são cortadas transversalmente por outra rua que forma com as primeiras angulos colaterias internos de tal modo que um excede o outro em 30°. O maior desses ângulos mede:
P8. Na figura, r e s são paralelas, então x vale:
P9. (Modelo ENEM) Na figura, as retas r e s são paralelas, o ângulo 1 mede 45° e o ângulo 2 mede 55°. A medida, em graus, do ângulo 3 é:
P10. Calcule o valor de x, sendo r e s paralelas:
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