Ângulos

IFSP - Cursinho Popular


Como citar este documento: CRUZ, Paulo Henrique Correia Araújo da; CAMPOS, Ayumi de Kato; SOARES, Matheus Ferreira; MASCAI, Fábio Amaral Augusto. Ângulos. Cursinho Popular IFSP Itapetininga, Itapetininga, fev. 2021. Disponível em: https://cursinhopopular.itp.ifsp.edu.br/site/cursinho/home/materias/angulos.html. Acesso em: [data de acesso].


Tópicos: Contextualização, Ângulo, Medida de um ângulo, Bissetriz de um ângulo, Classificação dos ângulos, Ângulos complementares, Ângulos suplementares, Ângulos opostos pelo vértice, Paralelismo e suas consequências, Exercícios propostos

Introdução: O assunto que veremos a seguir é de fundamental importância para darmos continuidade ao estudo da geometria plana. Por serem elementos existentes em todos os polígonos (figuras planas), os ângulos constituem um tópico frequente nos vestibulares, além de estarem presentes em diversas situações do cotidiano. Sua compreensão não somente é necessária para o aprofundamento da geometria, como também para o conhecimento do mundo ao nosso redor.

 



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Contextualização


Como citar este documento: CRUZ, Paulo Henrique Correia Araújo da; CAMPOS, Ayumi de Kato; SOARES, Matheus Ferreira; MASCAI, Fábio Amaral Augusto. Ângulos. Cursinho Popular IFSP Itapetininga, Itapetininga, fev. 2021. Disponível em: https://cursinhopopular.itp.ifsp.edu.br/site/cursinho/home/materias/angulos.html. Acesso em: [data de acesso].


Você é adepto da prática de atividades físicas? Se sim, com certeza já ouviu falar da importância da amplitude para a execução correta de um movimento. Um tenista, por exemplo, precisa da amplitude correta em seus movimentos para acertar a bola e marcar o ponto, concorda? E isso tem tudo a ver com o assunto que iremos estudar adiante: ângulos!


Para efeito de melhor ilustração, outro exemplo da importância dos ângulos, também presente nos esportes, é o que acontece com os arremessadores de peso. Eles treinam para aperfeiçoar a sua técnica de lançamento de modo a conseguirem arremessar o objeto o mais longe possível, e isso acontece quando atingem, em seu arremesso, o ângulo de 45º em relação ao solo.

Figura 2 - Arremesso de peso

Fonte: Pixabay (2021) (https://pixabay.com/pt/photos/atletismo-arremesso-de-peso-desporto-649615/)


Após essa breve contextualização, podemos começar a estudar os ângulos, entes geométricos que constituem um assunto elementar da Geometria Plana. Veremos os principais conceitos e resolveremos exercícios para a fixação do conteúdo. Ao final, vocês encontrarão exercícios propostos para avaliar os conhecimentos adquiridos.







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Ângulo


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Podemos pensar em um ângulo como a abertura compreendida entre duas semirretas distintas e de mesma origem.

Figura 3 - Ângulo

Fonte: Fábio Mascai (2020)

Temos que o ponto B (ponto em comum entre as duas semirretas) é o vértice do ângulo e as semirretas    são os lados do ângulo

Indicamos o ângulo em questão como:  








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Medida de um ângulo


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Medir um ângulo significa compará-lo com um arco unitário pré-estabelecido. Nessa primeira parte de nosso estudo usaremos o grau, bem como seus submúltiplos, como parâmetro para medir nossos ângulos.

Grau(º): é o arco unitário que corresponde a da circunferência

 

Figura 4 - Arco de 1º

Fonte: Pixabay (2021) (https://pixabay.com/pt/vectors/c%c3%adrculo-matem%c3%a1tica-educa%c3%a7%c3%a3o-360-41073/)

 

Portanto, se pensarmos em um ângulo de , como no exemplo do arremesso de peso, estamos pensando em uma abertura quarenta e cinco vezes maior que   da circunferência


Figura 5 - Ângulo de 45º

Fonte: Matheus Soares (2020)


Indicamos a medida do ângulo em questão como:

Também é bastante comum indicar a medida de um ângulo utilizando as letras gregas minúsculas, por exemplo,




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Bissetriz de um ângulo


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A bissetriz de um ângulo é a semirreta com origem no vértice desse ângulo e que o divide em dois ângulos congruentes, ou seja, dois ângulos que possuem a mesma medida.

Figura 6 - Bissetriz de um ângulo


Fonte: Fábio Mascai (2020)

Na figura, a semirreta   é a bissetriz do ângulo   , pois ela o divide em dois ângulos congruentes

Temos que: 

Exemplo 1: Calcular x, sabendo que a semirreta   é bissetriz do ângulo   .

Figura 7 - Exemplo 1


Fonte: Fábio Mascai (2020)

       









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Classificação dos ângulos


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  • Ângulo Reto: É todo ângulo que tem medida igual a 

Figura 8 - Ângulo reto


Fonte: Fábio Mascai (2020)


  • Ângulo Agudo: É todo ângulo cuja medida é menor que a de um ângulo reto

    Figura 9 - Ângulo agudo


Fonte: Fábio Mascai (2020)


Se pensar pensarmos na medida   de um ângulo agudo qualquer, temos que: 


  • Ângulo Obtuso: É todo ângulo cuja medida é maior que a de um ângulo reto

    Figura 10 - Ângulo obtuso

    Fonte: Fábio Mascai (2020)

    Se pensarmos na medida   de um ângulo obtuso qualquer, temos que: 






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Ângulos complementares


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Dois ângulos cujas medidas somam   são chamados ângulos complementares.

Figura 11 - Ângulos complementares

Fonte: Fábio Mascai (2020)

Exemplo 2: Calcule x, sendo     .

Figura 12 – Exemplo 2

Fonte: Fábio Mascai (2020)


   


Exemplo 3: Sendo   , determine o valor de cada ângulo.

Figura 13 - Exemplo 3

Fonte: Fabio Mascai (2020)







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Ângulos suplementares


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Dois ângulos cujas medidas somam   são chamados ângulos suplementares.

Figura 14 - Ângulos suplementares

Fonte: Fábio Mascai (2020)


Exemplo 4: Na figura abaixo, calcule o valor de x.

Figura 15 - Exemplo 4

Fonte: Fábio Mascai (2020)



Os ângulos em questão são suplementares,portanto:

Obs:vale lembrar que x não é o valor de nenhum dos dois ângulos




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Ângulos opostos pelo vértice (O.P.V.)


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Duas retas concorrentes determinam pares de ângulos opostos pelo vértice.

Figura 16 - Ângulos O.P.V.

Fonte: Fábio Mascai (2020)


Propriedade: dois ângulos opostos pelo vértice são sempre congruentes.

Demonstração:



Exemplo 5: Com os dados da figura, calcule o valor de 



Os ângulos indicados por são opostos pelo vértice:


O ângulo de medida α é suplementar a ambos os outros dois ângulos,portanto:

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Paralelismo e suas consequências


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Quando temos duas retas paralelas cortadas por uma transversal, elas determinam pares de ângulos importantes para o nosso estudo.

Figura 18 - Retas paralelas cortadas por uma transversal

Fonte: Fábio Mascai (2020)



Exemplo 6: Determine o valor de x na figura seguinte


Temos que:

Exemplo 7: Calcule o valor de x



Os ângulos em questão são colaterais externos e,portanto,são suplementares



Obs:vale lembrar que x não é o valor de nenhum dos dois ângulos


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Exercícios


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P1. Calcule o valor de y

Alternativa: a)


P2. Calcule o valor de x na figura, sendo   


Alternativa: b)


P3. (Modelo Enem) São dados dois ângulos adjacentes em que a medida de um é o triplo da medida do outro e a medida do complemento do ângulo entre as suas bissetrizes é 50°. A medida do complemento da soma ângulos dados é igual a:

Alternativa: c)

 

P4. A medida de um ângulo x é igual a metade da medida de seu complemento. O complemento de x mede:

Alternativa: a)


P5. (ENEM) A rosa dos ventos é uma figura que representa oito sentidos, que dividem o círculo em partes iguais

Uma câmera de vigilância está fixada no teto de um shopping e sua lente pode ser direcionada remotamente, através de um controlador, para qualquer sentido. A lente da câmera está apontada inicialmente no sentido Oeste e o seu controlador efetua três mudanças consecutivas, a saber:

• 1ª mudança: 135° no sentido anti-horário;

• 2ª mudança: 60° no sentido horário;

• 3ª mudança: 45° no sentido anti-horário.

Após a 3ª mudança, ele é orientado a reposicionar a câmera, com a menor amplitude possível, no sentido Noroeste (NO) devido a um movimento suspeito de um cliente.

Qual mudança de sentido o controlador deve efetuar para reposicionar a câmera?

  1.  no sentido horário

  2.  no sentido anti-horário

  3.  no sentido anti-horário

  4.  no sentido anti-horário

  5.  no sentido horário

Alternativa: e)  no sentido horário


P6. As retas r e s são interceptadas pela transversal t, conforme a figura. O valor de x para que r e s sejam paralelas é:

Alternativa: b)


P7. (Modelo ENEM) Duas ruas paralelas no condomino Rio Encantado são cortadas transversalmente por outra rua que forma com as primeiras angulos colaterias internos de tal modo que um excede o outro em 30°. O maior desses ângulos mede:

Alternativa: a)


P8. Na figura, r e s são paralelas, então x vale:

Alternativa: b)


P9. (Modelo ENEM)  Na figura, as retas r e s são paralelas, o ângulo 1 mede 45° e o ângulo 2 mede 55°. A medida, em graus, do ângulo 3 é:

Alternativa: e)


P10. Calcule o valor de x, sendo r e s paralelas:


Alternativa: d)

 





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